Um olhar, um aperto de mãos, um ouvido atencioso, palavras gentis que levam conforto e otimismo a uma pessoa doente, acolhendo-a e consolando-a. Movidos pelo propósito de ajudar o outro, cerca de 130 representantes de pelo menos 15 denominações religiosas se reuniram neste sábado, dia 27, para a segunda e última etapa do curso de capacitação de visitadores espirituais do Hospital Centenário.
Acompanhado do presidente do Centenário, Nelson Piovesan, o prefeito Ary Vanazzi prestigiou o encontro e relembrou os primeiros passos da formação da Comissão de Padres, Pastores e Visitadores Espirituais, iniciada há sete anos. “Foi um processo demorado até a construção do que temos hoje, mas valeu a pena o esforço e a dedicação porque estávamos convictos da importância dos visitadores para a instituição e para os pacientes”, destacou.
Para Vanazzi, quando alguém se compromete desta forma com o outro, o faz movido por sentimentos de fé, carinho e fraternidade. “Eu agradecerei eternamente a vocês por este despojamento, porque vocês desenvolvem uma atividade vinda direto da alma em benefício do outro, que podemos não enxergar, mas que faz muito bem”, reconheceu, lembrando que também os visitadores se beneficiam dos contatos com os pacientes. “Eles nos ensinam muito, com suas experiências, suas histórias, e nossa vida é um constante aprendizado, até o último dia.”
Os visitadores desenvolvem suas atividades com os pacientes das unidades de internação do Centenário diariamente, no horário das 15h às 16h30min, revezando-se de acordo com uma planilha de visitas organizada pela Comissão. Eles também fazem visitas em casa ou aos familiares, quando solicitado.
Fotos: Charles Dias