Não importa quantos filhos tenha uma mulher, uma gestação será sempre diferente da outra. Mãe de um menino de seis anos, Rosângela do Carmo Oliveira, 36, está à espera de Dandara. Aos seis meses de gravidez, ela está feliz da vida, mas tem suas inquietações e muitas, muitas dúvidas sobre o que vem pela frente. É para que Rosângela, e todas as mulheres que procurem o Hospital Centenário para dar à luz a seus bebês tenham seus direitos assegurados, que a instituição lançou, nesta sexta-feira, dia 11 de maio, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), a ação Acolher Gestante. De caráter permanente, a ação consiste em um conjunto de orientações para o período da gestação, parto e pós-parto, e de uma visita orientada à Maternidade, a cada última terça-feira do mês.
Com a presença da vice-prefeita Paulete Souto; do secretário de Saúde, Ricardo Charão; da secretária de Políticas para Mulheres, Danusa Alhandra Silva; da vereadora Ana Affonso representando a Câmara de Vereadores; da coordenadora médica do Centro Obstétrico e da Maternidade, obstetra Rosemeri Xarão; da enfermeira coordenadora do Centro Obstétrico e da Maternidade, Simone de Souza, e do auditório da Oncologia Centenário lotado, a presidenta do Hospital Centenário, Quelen da Silva, ressaltou a importância do debate a respeito da gestação, do direto reprodutivo da mulher, do direto às escolhas referentes ao próprio corpo, e anunciou que o Hospital, em parceria com a Sepom, promoverá uma série de atividades voltadas às mulheres no mês de maio. “Queremos garantir que elas tenham aqui todas as informações necessárias referentes a este momento tão importante de suas vidas”, enfatizou.
À enfermeira Simone de Souza, coube a apresentação da ação. Simone explicou como será o formato dos encontros mensais, e destacou os principais temas a serem trabalhados com as gestantes e acompanhantes. Dentre eles, a importância do exame pré-natal, dos movimentos e batimentos cardíacos fetais, da dieta adequada, a hora certa de ir para a maternidade, o que levar, trabalho de parto, parto normal, parto cesárea, a importância da amamentação, como chegar no Centro Obstétrico, além de normas e rotinas da unidade.
O primeiro encontro será no dia 29 de maio, das 14h às 16h, quando serão recebidas no Hospital gestantes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, ou que procurarem espontaneamente pelo Hospital. Para participar, basta ligar para o número 3591.1400, ramal 491 – no horário das 15h às 16h30min, e fazer a inscrição. Cada gestante poderá levar um acompanhante.
Além de conhecer a ação voltada à humanização do parto, o público presenciou momentos especiais de integração e solidariedade na antevéspera do Dia das Mães, quando alunas da Emef Paulo Beck, acompanhadas da professora Luciana Ramos, recitaram dois poemas de Mário Quintana. E, também, quando um aluno da turma 41 C1 do curso técnico de Enfermagem da Escola da Paz entregou almofadas para amamentação confecionadas pela turma para doação às gestantes, e de uma cadeira para acompanhante.
No final da atividade, um pequeno grupo visitou a Maternidade e o Centro Obstétrico. Rosângela estava entre os visitantes, buscando assimilar o máximo do que via e ouvia enquanto passava pelos corredores. “Gostei muito, com certeza vou me inscrever para participar”, garantiu ela.
Também participaram da atividade a vice-presidente de Operações do Hospital Centenário, Lilian Silva; o vice-presidente Médico, Valmor Ruaro; a diretora de Enfermagem, Fabiani Oliveira; a representante do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acist, Cleci Marchioro; as representantes da Associação de Doulas do RS, Verônica Varela e Margela Krummenauer; a presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Salete Souza; a diretora da Escola de Enfermagem da Paz, enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues; a representante da coordenação da Escola da Paz, enfermeira Inês Klaser; alunos e alunas do curso técnico de Enfermagem das escolas da Paz, do Senac São Leopoldo e da Unipacs, de Esteio, além de trabalhadores/as do Hospital Centenário.
[Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Felipe dos Santos Barboza| Fundação Hospital Centenário |