Hospital Centenário é um dos contemplados com recursos do Tribunal de Justiça do RS

A Fundação Hospital Centenário, participou da solenidade ocorrida ontem (20), na sede do TJ, onde foram assinados 15 termos aditivos a contratos já existentes com hospitais e portarias com dez municípios. No total, serão destinados R$ 86 milhões a hospitais e municípios gaúchos para a área da oncologia, possibilitando a realização de 66.863 exames e 8.881 cirurgias oncológicas. A Fundação Hospital Centenário vai receber R$ 3,8 milhões dos recursos, providos por meio de doação do judiciário.

A presidente da instituição, Lilian Silva, presente no ato que formalizou os repasses, lembrou das dificuldades geradas diante da carência dos recursos financeiros, com a prefeitura municipal assumindo custos para que os serviços sejam viabilizados. “Nesse sentido, temos buscado alternativas para enfrentar essa luta que é longa, visando, sempre, o cuidado com o paciente. O aporte dos R$ 3,8 milhões, a ser utilizado para a redução de tempo de espera para procedimentos importantes como as cirurgias oncológicas, vai nos ajudar nesse propósito”, coloca.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os recursos serão investidos na ampliação de exames e diagnósticos, na aquisição de insumos e medicamentos e na realização de cirurgias oncológicas, especialmente nos casos com maior demanda, como câncer de mama, de próstata, de pulmão, de colorretal e de útero. A fila por atendimentos oncológicos no Estado foi agravada pela pandemia de covid-19. Dados da equipe técnica da SES estimam que, até 2025, o RS terá mais de 52 mil novos casos da doença, dos quais 40% poderão ser de mulheres acometidas por câncer de mama.

Texto: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb 17.348
Foto: Gilberto Starck.

A presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva e a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann.