Hospital Centenário recebe conselheiros e Secretaria do Orçamento Participativo

Representantes das regiões que compõem o Orçamento Participativo municipal, estiveram no Hospital Centenário nesta sexta-feira (10).Com o objetivo de conhecer mais profundamente os processos, informações e estrutura da instituição, os conselheiros foram recebidos pela direção do hospital: o presidente Nestor Schwertner, o vice-presidente financeiro, Clairton da Fé e a diretora de enfermagem, Fernanda Estrella.

Na abertura do encontro, ao dar as boas-vindas aos presentes, Nestor apontou a importância da integração entre o governo e suas instituições e autarquias da população. “O Hospital Centenário mantém sua estrutura, que é 100% SUS, em funcionamento 24 horas por dia, atendendo mais de 1.000 pessoas que circulam diariamente por aqui. São cerca de 4.800 atendimentos por mês, serviços esses custeados 68% com recursos municipais, 23,99% com recursos federais, e apenas 8% com recursos estaduais. É uma satisfação trazer um pouco dessa realidade, abrindo também as nossas portas aos conselheiros e para a Secretaria do Orçamento Participativo, que exercem um papel propositivo fundamental para o bom andamento das nossas obras, dos nossos serviços e, consequentemente, da nossa cidade”, destacou.

O secretário do Orçamento Participativo, André Lemke, agradeceu a acolhida, destacou ao amplo trabalho realizado pela instituição no atendimento de 11 especialidades e lembrou da necessidade urgente de repactuação para que o Centenário receba maiores recursos. “Esse hospital salva vidas.”

O vice-presidente financeiro, Clairton da Fé, apresentou dados e o histórico de atendimentos e procedimentos realizados, bem como dos recursos recebidos dos governos municipal, estadual e federal. Antes do encerramento do encontro, os conselheiros visitaram alguns espaços do hospital.

Texto e fotos: Jornalista Alessandra Fedeski – Mtb 17.348