Hospital Centenário recebe Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em etapa do projeto Tele UTI Obstétrica

Profissionais da assistência do Hospital Centenário participaram hoje (19) do encontro presencial da capacitação em obstetrícia e terapia intensiva realizado pelo HCFMUSP. A atividade é uma das etapas do Projeto Tele UTI Obstétrica do Ministério da Saúde que tem como objetivo a melhoria no manejo de grávidas e puérperas internadas em UTIs e enfermarias de alto risco em situações críticas.

Após a abertura do encontro, realizada pela direção do Hospital Centenário, a coordenadora de projetos da saúde digital do Hospital das Clínicas, Mariah Ramos Tomasin, destacou a importância da visita e do momento interativo durante as simulações. “É outro olhar conhecer pessoalmente à instituição.”

As simulações de situações críticas foram conduzidas pelos médicos Juliana Freitas e Lucas Borges e pela obstetriz de capacitação Keylla Regina Máxima Pereira. A Assessora técnica do Ministério da Saúde, Aparecida Farias, também acompanha as atividades. Um novo encontro presencial ocorrerá na terça-feira, dia 20.

Tele UTI Obstétrica

O projeto engloba um curso de 30 horas para as equipes assistenciais, capacitações em tempo real e interconsultas com as equipes para discussão de casos. O Hospital Centenário aderiu ao projeto em outubro de 2023.

O projeto, de abrangência nacional, visa possibilitar aos profissionais de saúde uma segunda opinião médica e criar soluções inovadoras para os casos em acompanhamento. A teleconsultoria é realizada por especialistas de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e fisioterapia, por meio de reuniões semanais para discussão de casos clínicos, além de 30 aulas assíncronas via plataforma de telemedicina da USP e treinamento presencial de habilidades e competências para enfrentamento da mortalidade.

Texto e fotos: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb. 17.348