Hospital Centenário recebe R$ 1 milhão em emenda parlamentar

A instituição foi contemplada com uma emenda parlamentar do deputado estadual Miguel Rossetto (PT). O anúncio feito nesta quinta-feira, dia 4, no auditório do hospital. O valor total da emenda, R$ 1 milhão, está reservado no orçamento estadual da saúde de 2024, com previsão de liberação a partir do próximo mês, quando o Centenário estará autorizado a enviar projeto para definição de aplicação dos valores.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, lembrou do debate que envolve a saúde do município e as perdas financeiras decorrentes do Programa Assistir que trata da distribuição dos recursos do governo estadual para a saúde nos municípios. “Quem supre essa grande lacuna deixado pelo estado é o município.” Nestor agradeceu o empenho de Rossetto na luta pela saúde e a indicação da emenda para o Hospital Centenário.

O autor da emenda, deputado estadual Miguel Rossetto (PT), nascido no Hospital Centenário e criado em São Leopoldo, destacou a atuação do prefeito Ary Vanazzi e os esforços do município e da gestão do hospital para garantir o atendimento para todos que procuram a instituição via Sistema Único de Saúde. “Não é pouca coisa o que está sendo feito nessa cidade. Eu queria que vocês recebessem esse esforço, essa colaboração, como um reconhecimento ao trabalho de vocês, que é extraordinário e de grande qualidade.”

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Iara Cardoso (PDT), comprometeu-se em ampliar o debate sobre a saúde pública de São Leopoldo. “A fala do deputado me dá responsabilidade de levar esse debate para a cidade inteira.” O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, parabenizou a equipe do hospital pelo trabalho realizado ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Vanazzi destacou ainda os custos do município com o hospital, custeado em 68% com recursos próprios, e a longa luta pela equalização e isonomia na saúde. “Esse dinheiro é muito importante, especialmente diante da nossa perda na saúde que já soma mais de R$ 600 milhões.”

Também participaram da atividade a secretária municipal de segurança pública e defesa comunitária, Giselda Matheus; a vereadora Jussara Lanfermann (PT); a representante do vereador Adão Rambor (PDT), Roberta Goetz; o representante da Fegamec- Federação Gaúcha Uniões Ass. de Moradores e Ent. Comunitárias, Alessandro Gil; a representante da Fredef- Federação Riograndense de Entidades de Deficientes Físicos, Simone Jochem; direção e servidores do Hospital Centenário.

Texto: Jornalista Alessandra Fedeski- Mtb. 17.348 |  Fotos: Geisiely Vargas.