Parceria com o Exército Brasileiro garante abrigo aos visitantes do Hospital Centenário

Os visitantes e acompanhantes do Hospital Centenário de São Leopoldo passaram a contar, desde a última sexta-feira, 12 de junho, com mais conforto e proteção antes de entrar na instituição. Pelo segundo ano consecutivo, uma parceria com o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro viabilizou a instalação de uma tenda de abrigo na área externa do hospital, protegendo quem aguarda acesso nos dias de frio e chuva.

A iniciativa nasce do relacionamento institucional cultivado pela atual gestão e não representa custo adicional ao hospital. Mais do que uma estrutura física, a tenda é uma demonstração concreta do compromisso da administração com o acolhimento integral, que começa antes mesmo da porta de entrada.

A gestão trabalha para viabilizar uma solução permanente para o recebimento de visitantes e acompanhantes. Enquanto essa estrutura fixa não é concluída, a parceria com o Exército garante que ninguém fique desprotegido durante a espera. Entre as medidas em planejamento está o redirecionamento desse fluxo para a recepção eletiva, localizada na esquina oposta, com espaço mais adequado para o acolhimento.

Para o presidente da Fundação Hospital Centenário, Diego Cardoso da Silveira, ações como essa traduzem um valor inegociável da gestão. “Humanização e acolhimento não são detalhes, mas a base do que fazemos aqui. Sabemos que ainda há muito a melhorar, e é exatamente por isso que trabalhamos todos os dias para deixar o Hospital Centenário cada vez melhor: para os nossos pacientes, para quem os visita e para cada profissional que dá o melhor de si aqui dentro”, afirmou.

Referência regional em alta complexidade pelo SUS, o Hospital Centenário atende São Leopoldo e mais de 20 municípios do Vale do Rio dos Sinos e região metropolitana.

Texto: Paulo H. Machado MTB 15.607
Fotos: Jefferson Couto