Prefeito Vanazzi dá posse ao novo presidente do Hospital Centenário, Nestor Schwertner

Na manhã desta sexta-feira, dia 31, o prefeito de São Leopoldo realizou a transmissão de cargo dando posse ao novo presidente da Fundação Hospital Centenário, vereador Nestor Schwertner (PT). Ele assume o cargo até então ocupado por Lilian Silva, que segue para a direção do IAPS- Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo. Participaram da solenidade realizada no auditório da Oncologia Hospital Centenário, mais de 100 pessoas, entre servidores e autoridades.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, iniciou seu pronunciamento falando sobre o crescimento da cidade e da importância do serviço público para a garantia de atendimento digno, especialmente para os mais pobres. Em seguida, emocionado, parabenizou a equipe de trabalho liderada por Lilian e destacou o papel dos servidores durante a Covid-19. “Eu não tenho palavras para agradecer, mas fica o meu sentimento, o meu carinho com cada um. Vocês não foram exemplares, vocês foram heróis”, colocou. Vanazzi apresentou, ainda, os novos investimentos previstos na área da saúde, como o Complexo do Hospital Centenário -Centro de Especialidades Bicentenário, a nova sede do Samu e a melhoria no estacionamento do Hospital Centenário. “O Nestor tem uma grande capacidade e história de luta e construção coletiva e assume essa tarefa, com o diálogo e organização que já conhecemos dele para melhorarmos a imagem do nosso hospital que salva tantas vidas.”

Na abertura da atividade, Lilian Silva, ressaltou o trabalho em especial momentos vividos ao longo dos seis anos que esteve à frente da instituição, como na pandemia da Covid-19, fazendo um agradecimento especial e emocionado à equipe de mulheres que esteve ao seu lado. “O trabalho incansável de servidores que estão aqui há 10, 20, 30, 40 anos, permitiu que os nossos profissionais trabalhassem com segurança e que os nossos pacientes fossem salvos.” Lilian desejou sucesso para a nova gestão.

O novo presidente da Fundação Hospital Centenário, falou sobre sua felicidade, animação e satisfação em assumir o novo desafio, lembrando da sua trajetória política de 42 anos e da necessidade de acumular forças para lutas fundamentais como a orçamentação. “Vamos cuidar da nossa gente, do nosso povo e construir com todos uma parceria de muito trabalho”, destacou Nestor.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Ana Affonso (PT), destacou os períodos emblemáticos da instituição, passando por temas como a transformação em hospital 100% SUS. A vereadora destacou a capacidade de gestão e a experiência na área da saúde de Lilian e a liderança, experiência pública e capacidade de ouvir do vereador Nestor. A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) lembrou dos embates na Assembleia Legislativa e do papel de São Leopoldo na pandemia. “A cidade de São Leopoldo foi extremamente valorosa como um todo durante a pandemia.”
Também estiveram presentes o secretário Geral de Governo Nelson Spolaor, interino da Saúde Diego Pitirini, a diretora presidente da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Izabel Oliveira, demais secretários, vereadores, imprensa, servidores e demais lideranças e familiares.

Fotos: Thales Renato Ferreira Texto: Alessandra Fedeski Mtb 17.348